O SEU SONHO DE BALADA É A FESTA DO PIJAMA

Sinceramente parece que estão lendo nossos pensamentos e desejos em São Luís,pois quem diria que teríamos a oportunidade em ficar por dentro de todas as novidades que acontecem no Sul/Sudeste desse país e até fora do Brasil...

SHOW DE CHARLIE BROWN JR

Colecionando prêmios recebidos em vários anos de trabalho e muito Rock, a banda, que começou em Santos no início dos anos 90 e ganhou o Brasil com estilo próprio, já gravou pela Sony Music, o 6º DVD e o 10º CD da história do...

SHOW INTERNACIONAL: FLO RIDA EM SÃO LUIS

É com grande prazer que divulgamos em primeira mão vai um sucesso que será da Central de Eventos/ Marafolia....

MARCELO CAMELO FAZ SHOW EM SÃO LUÍS

Let it Beer é o novo local do show de Marcelo Camelo em São Luís. Vocalista da banda Los Hermanos se apresenta em São Luís em nova data, dia 23 de julho...

Noite de Lançamento do Guaraná Jesus Zero

O Guaraná Jesus já é um ícone em todo estado do Maranhão, isso todos nós já sabemos e sua cor rosa conquistou o Mundo...

26 setembro 2009

Centenário do IFMA

O início das comemorações do Centenário da Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, no Campus São Luis – Monte Castelo. Na área de vivência do Instituto, o reitor José Ferreira Costa, ao saudar pró-reitores, diretores dos campi, alunos, servidores atuais e aposentados, além de autoridades políticas presentes, fez uma retrospectiva da história da Instituição, lembrando sua missão grandiosa de inclusão social, desde 1909. “Somos responsáveis pela formação dos primeiros operários que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse, referindo-se a Escola de Aprendizes e Artífices, responsável pela formação dos primeiros sapateiros, marceneiros, alfaiates e ferreiros.
Segundo o reitor os nomes inesquecíveis de toda essa história chamam-se Escola Técnica Federal do Maranhão e Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - os Cefets - que vieram para contextualizar as atividades com as demandas da sociedade. “Nossa história é dinâmica, por isso o Governo Federal, sensibilizado com a necessidade de formar novas oportunidades, criou os Institutos Federais, que também incorporaram as Escolas Agrotécnicas”, informou, acrescentando que o Maranhão ganhou em crescimento, aumentando o número de serviços e formando novos professores que prosseguem com a mudança de educação no estado. “Sou um cidadão realizado, celebrando os cem anos de existência desta instituição”, reforçou. Nesse mesmo dia (23) no Campus Centro Histórico ocorreu a cerimônia de lançamento do carimbo e da obliteração do selo - que traz uma imagem histórica da antiga escola de aprendizes e artífices.O momento contou com a presença do diretor regional dos Correios no Maranhão, Carlos Alberto Pinheiro que, na oportunidade, convidou o reitor José Costa para efetuar a primeira obliteração, colocando em circulação nacional o carimbo comemorativo e o selo personalizado em homenagem ao centenário.
As demais obliterações foram realizadas pela diretora do Campus, Denise Bogéa, pela bibliotecária aposentada, Matilde Carvalho - viúva do ex-diretor Ronald Carvalho, pelo ex-aluno e professor de Artes Industriais aposentado, Luis Pinheiro Sobrinho, pela professora Maria José Cassas Gomes, conhecida como Zezé Cassas, e pelo servidor responsável pela elaboração do selo e carimbo comemorativos, Davidson Barros. O carimbo postal estará a disposição de todos, pelo período de vinte dias, na agencia de Correios Central de São Luis.

E a Turma 213 do Curso Técnico em Eventos não poderia faltar nesse Evento que marcou todo o Brasil.Tivemos alunos no Campus São Luís Monte Castelo que junto com os organizadores do Evento fizeram um bom trabalho e tivemos alunos no Campus Centro Histórico,que tiveram o prazer de participar do evento recebendo ex-alunos.

Na oportunidade, a plateia ouviu a composição, intitulada Centenarium, feita pelo professor de música do Campus, Robson de Melo. O descerramento da placa da linha do tempo do Instituto foi realizado na sala de exposição, onde ocorreu ainda o lançamento da Galeria dos Diretores.
“Transmito aos alunos aqui presentes a satisfação de pertencer a este Instituto. É nosso dever, enquanto dirigentes e professores, lutarmos por um Instituto Federal que se destaque e para que nossos alunos tenham orgulho do uniforme que vestem”, disse o reitor, parabenizando a todos os aposentados, que estão dividindo esse momento com a instituição.

“Cem anos é algo que significa muito em nossa cultura. Enquanto marco, é o que a maioria de nós deseja alcançar, acumulando história e experiência, numa vida longa e frutífera”, destacou a diretora do Campus Centro Histórico, Denise Bogéa. Segundo ela, a galeria dos dirigentes é um espaço especial que guarda um rico fragmento do passado ludovicence, ali exposto graças a um processo de limpeza e tratamento de qualidade dado às fotos. “Peço que todos colaborem e tragam os registros que guardam consigo”, solicitou a diretora no intuito de recuperar a identidade da instituição.














Referência:CCI-IFMA