24 dezembro 2010

O Verdadeiro Sentido do Natal

 Essa semana, recebi um e-mail que falava sobre o natal e o texto era bem interessante, dessa maneira resolvi compartilhar com vocês e após a leitura vamos fazer uma reflexão.


Texto de Edvaldo Figueiredo

O período mais aguardado pela maioria das pessoas chegou novamente - o Natal, época onde podemos verificar como funciona o consumismo em um país capitalista. Vamos analisar o Brasil, que vem crescendo a cada dia e segundo alguns especialistas em economia esse país se tornará uma nação desenvolvida em poucos anos.

Os trabalhadores ficam ansiosos para receber seu décimo terceiro, um direito assegurado por Lei. Boa parte dessas pessoas utiliza o dinheiro para pagamento de dívidas que supostamente foram adquiridas no Natal passado, outros assim que recebem já saem gastando aquilo que levou o ano inteiro para chegar.

Os meios de comunicação de massa mostram todos os dias durante a época de Natal, como funciona o capitalismo selvagem nas grandes cidades do país como, por exemplo, na capital de São Paulo. Para quem não conhece, em São Paulo, existe uma rua chamada 25 de Março, região de comércio popular onde se vende de tudo desde brinquedos e roupas a utensílios domésticos, é um verdadeiro shopping de rua.

Quando chega o final de ano, podemos comparar esse local como uma verdadeira praça de guerra, consumidores brigam pelas melhores ofertas, donos de lojas reclamam da concorrência ilegal provocada pelos camelôs que não pagam nenhum imposto em suas mercadorias e esses mesmos camelôs brigam com a policia que tem o direito de apreender todo o material irregular.

Será que o verdadeiro sentido do Natal é esse mostrado acima, onde as pessoas só pensam em gastar, consumir, possuir, entre outras coisas? A Nação está esquecendo o real valor pela data de 25 de Dezembro, dia em que é comemorado o Nascimento de Jesus Cristo, época de celebração, de reflexão, onde devemos parar e pensar sobre o que fizemos de bom e ruim o ano inteiro, pedir perdão pelos erros cometidos e agradecer as graças alcançadas.

Receber um presente de Natal é ótimo, mas não é o mais importante, um abraço, um beijo, entre outras formas de afeto ao seu ente querido, pode ter mais valor do que um bem material. O Verdadeiro sentido do Natal é isso, poder confraternizar o Dia 25 de Dezembro em paz junto com a família e os amigos, aqueles que estão amargurados com alguém que lhe fez algum mal, esqueça o que lhe foi feito e deixe a magoa para trás, fique de alma lavada para o Ano Novo que está chegando. Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.

0 comentários:

Postar um comentário