08 julho 2011

I Festival Lume de Cinema


Com bastante satisfação eu comprovo que o interesse do Maranhense pela sétima arte vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, extravasando as nossas cômoda salas de cinema dos domingos a noite e expandindo o vocabulário cinematográfico dos espectadores. Assim, o cinéfilo e apreciador do cinema tem ganhado a possibilidade de acrescentar muito mais do que apenas os novos lançamentos comerciais norte-americanos, os candidatos ao Oscar e algum outro lançamento nacional de grande pompa. Recentemente, tivemos a experiência bem sucedida do Festival Varilux de Cinema Francês, cuja cobertura você acompanhou na íntegra, que apresentou 10 inéditos lançamentos de uma das escolas de cinema mais ricas do mundo e que nos deu autores como François Truffaut, Alain Resnais, Jean-Luc Godard, Robert Bresson, Claude Chabrol e muitos outros. Agora, é a vez da Lume Filmes, na figura do cineasta Frederico Machado, de apresentar o I Festival Lume de Cinema.

Mais do que apenas uma coletânea de filme, o I Festival Lume de Cinema é a oportunidade dos cinéfilos da cidade de conhecerem a produção cinematográfica de muitos outros países dentre curtas e longas metragens, participantes das mostras oficiais e paralelas, além de oficinas, palestras e debates no objetivo de enriquecer o conhecimento do cinéfilo maranhense. A participação de convidados ilustrar como críticos de cinema, cineastas, produtores, dentre outros busca contribuir para o crescimento da sensibilidade na forma de olhar a produção cinematográfica do mundo, nas peculiaridades de cada país e as escolhas e decisões dos diretores em imprimir um ritmo pessoal e evocativo em cada produção.
O I Festival Lume de Cinema tem abertura confirmada para o dia 14 de julho no Teatro Arthur Azevedo com a apresentação da co-produção França/Filipinas Lola de Brillante Mendoza, e encerramento, também no Teatro, no dia 23 de julho com o norte-americano Road to Nowhere, dirigida por Monte Hellman, uma viagem metalinguística no cinema noir. O momento agora é contar os dias restantes ao início do festival e parabenizar à produção pela realização de um marco cultural tão importante na nossa cidade.

A cobertura do I Festival Lume de Cinema você acompanha no Cinema com Crítica, portal de cinema com notícias e críticas dos últimos lançamentos do cinema e muitas informações do mundo da sétima arte.

Updates:
- Clique aqui para a resenha de Lola, sessão de abertura do Festival (15/07/2011).
- Clique aqui para as resenhas de Apenas entre Nós e Metrobranding (18/07/2011).
- Clique aqui para as resenhas de NarkisA Eternidade Começará nesta Noite e Tudo que Amo (19/07/2011).
- Clique aqui para as resenhas de Aleph, Nada Pessoal e O Vendedor (20/07/2011).

0 comentários:

Postar um comentário