27 fevereiro 2011

(Exclusivo) Leoni no Vip é Fato - Casa Cor Maranhão

Poucas vezes eu respirei tão fundo na vida. E também não foram muitas às vezes em que eu me senti tão quieto tão observador de tanta coisa ao mesmo tempo. Inclusive, das minhas próprias reações, que variavam entre impulsivas e insignificantes. Daqui a algumas horas eu entrevistaria não apenas um dos grandes ídolos do rock nacional, mas, uma parte significativa da minha história. Era com o autor daquela tal música dos Garotos que eu ouvia ao longe, ainda menino, naqueles brilhantes fins de tarde que somente a infância nos proporciona. Eu iria trocar palavras com o cara que escreveu o refrão mais misterioso que eu já ouvi. Sem exageros e sem lapsos de loucura, Alice (Não escreva aquela carta de amor), sempre me soou a coisa mais imaginativa do mundo. Como assim? Alice, não escreva aquela carta de amor? Só isso, sem rodeios mesmo? Talvez por ser tão direto, esse refrão que parece ser (e realmente é) tão simples, me cause um impacto que nem eu sei explicar o quanto. O que sei o que eu sempre soube, é que um dia eu teria a oportunidade de estar frente a frente ou simplesmente através de um email com algum dos meus ídolos. O que não sabia, o que eu jamais poderia prever é o quanto esse momento seria, ao mesmo tempo, inesquecível e devastador. Afinal, Leoni fez e faz parte de muitos momentos não só meus, mas, de muita gente que eu conheço e de outras tantas pessoas que eu não saberia dizer sequer a cor do cabelo.

Às vezes, quieto aqui no meu canto, fico pensando nessa capacidade imensurável que a arte como um todo tem de mudar a vida de uma pessoa. A música, suponho até que principalmente ela, tem uma responsabilidade tão grande que as vezes assusta. Arrisco-me dizer que hoje as pessoas se vestem de canção em pelo menos uma parte do seu dia. É uma roupa indispensável. É a vestimenta da alma.

Acho então que esse seria o grande segredo pra que a entrevista fluísse de maneira espontânea e verdadeira. Eu precisava entrar no mundo do garoto do Colégio Santo Inácio que começou a aprender violão muito cedo, aos 9 anos, com uma péssima professora.

Eu não diria o mesmo do futuro de seu “pupilo revoltado”.

Antes de passarmos a entrevista quero transcrever alguns momentos de sua apresentação na Casa Cor Maranhão.

Canções como Exagerado, Garotos II, 50 Receitas, Por Que não Eu? e Temporada das Flores  essas e muitos outros sucessos fizeram parte do repertório de Leoni, uma apresentação única e histórica, sua última presença em são Luís foi algum tempo atrás ainda quando ele pertencia ao Kid Abelha. Seu show foi composto com muitas surpresas com direito a desfile pelo espaço e alegria contagiante da platéia vibrando a cada canção.

A Casa Cor Maranhão, presente na capital a quase 1 (um) mês sem dúvidas tem uma programação para todos os gostos e uma criatividade tamanha,  foi idealizado um espaço em forma de luau, sem cadeiras, mas com vários tapetes e muitas almofadas e os convidados amaram a idéia em ficar bem pertinho de Leoni.
Encontramos com jovem e enfermeira Ana Camila, ela que é uma fã super antenada nos sucessos de Leoni não poderia faltar em mais uma programação da Casa Cor.

“Eu adorei o evento, show divido, é a primeira vez que vou em um show dele. É difícil escolher uma música dele, pois todas são boas como Garotos, 50 Receitas e acredito que tem muita coisa pra acontecer aqui na Casa Cor, mas quem sabe Kid Abelha ( risos da enfermeira)".

Veja uma entrevista com um dos organizadores da Casa Cor Henrique Almeida.


Agora veja todos os detalhes da entrevista com Leoni e pouco de sua história.

Antes de mais nada, agradeci pela oportunidade da entrevista. Agradeci pela paciência, disponibilidade e principalmente pela naturalidade de como tudo havia se dado e de como estava acontecendo. Leoni é um artista muito solícito e isso era fundamental para a nossa conversa, que eu começo a lhes contar agora.

Perguntamos a ele como foi o início de sua carreira, Leoni disse que não se lembrava, pois já faz tanto tempo, mesmo assim resolvemos fazer uma pesquisa e descobrimos que não tinha ninguém na família que o ensinasse, foi procurar aprender a tocar violão. Começou muito cedo com uma professora muito ruim. 

Quando ia pra casa dela, anotava uma música no caderninho e se aprendesse, copiava outra, e assim sucessivamente.

Na época de uma das grandes transformações da história do rock, onde toda a sofisticação de arranjos, letras e instrumentos do início dos anos 70 dava espaço para a despretensão e a simplicidade criativa do Punk já nos meados dos anos 80, Leoni se viu inserido num cenário que favorecia todo adolescente com a mente fervilhando a mil por hora.

Junto com Carlos Beni, seu eterno companheiro de música, Pedro Farah e mais outros estudantes, Leoni movia-se pela paixão musical. Era uma turma que amava música.

Depois disso surge KID ABELHA, mas poucos sabem como surgiu esse nome, mas tudo passou por uma seleção de nomes ruins! Tinha…é…Morangotangos, Eva e os Viados…esse último ia pegar mal e descartaram logo. Então, quando levaram a fita demo para a Rádio Fluminense, tínham que decidir um nome e Kid Abelha e os Abóboras Selvagens era o primeiro da lista. E ficou. Leoni sempre gostou muito dele.

Seu Espião foi o primeiro Disco da banda. Na verdade, mais que um disco, foi uma explosão de músicas que marcaram toda uma década. Eram canções que falavam das várias formas de amor, do ingênuo e romântico ao obsessivo, do famoso TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), de sexualidade e mais uma arsenal de sentimentos que afloravam na juventude dos anos 80. De uma vez só, a banda emplacou sete músicas nas rádios, um feito: Alice (não escreva aquela carta de amor), Pintura Íntima, Fixação, Nada tanto assim, Seu Espião, Por que não eu? e o até hoje maior sucesso do Kid, Como eu quero, todas escritas por Leoni.

Em 1993, de gravadora nova (EMI), Leoni entra em estúdio para gravar seu primeiro trabalho solo, intitulado Leoni, que contou com a participação dos Heróis e de George Israel, pra se firmar definitivamente no meio musical como grande artista que sempre foi.

Garotos II – O outro lado, continuação de Garotos do segundo álbum do Kid, pra variar, explodiu. Durante 6 meses, foi executada sem cessar nas rádios de todo o Brasil.

Época dos meus brilhantes fins de tarde. Impossível, é simplesmente impossível esquecer quando aquele sedutor refrão tornou-se febre entre os literais garotos eternizados na canção, submissos aos encantos e mistérios das mulheres.

Atualmente com a turnê “A noite perfeita”, o cantor vive sua melhor fase na carreira. Com shows por todo o Brasil, músicas inéditas que já se tornaram hits, como a própria “A noite perfeita”, além da totalmente repaginada “Um herói que mata” do terceiro disco dos Heróis da Resistência. As belíssimas “Do teu lado” e “O amor me espera la dentro” e as ótimas “É proibido sofrer”, “Os amadores”, “Da pra rir e pra chorar”, “Na sala de espera do paraíso”, “Hora de pular o trem” e “Senão agora, quando?” completam a seqüência de inéditas da nova turnê de Leoni pelo Brasil, fazendo shows em lugares que o cantor jamais havia pisado antes, como aqui no Maranhão ( ele veio antes com o Kid Abelhar, mas nunca em solo) , por exemplo, e algumas outras cidades do Nordeste. 

Sem dúvidas quem foi ao show na Casa Cor não se arrependeu e viu bem pertinho seu carisma, simpatia, alegria e claro suas brincadeiras com o público.


O  Blog Vip é Fato preparou uma matéria especial explicando detalhes não todos, mas poucos e marcantes da carreira não só de um homem, compositor, cantor, artista, mas sim de LEONI o “ cara” que encanta milhares de brasileiros e brasileiras por todo país a fora.




Entrevista com Leoni e aguardem as fotos exclusivas do show!

O que achou do show ou da matéria? Deixe seu comentário e se tiver fotos/ vídeos mandem para nossa equipe.

2 comentários:

Jeff antes de tudo quero te dizer que o seu blog tá cada vez melhoe e mais interessante!! Parabéns!
Nesse show eu quero ir!!! Vai ser tudo de bom sim!!
Bjão!

Ótima matéria! Ficou show de bola como você diz! Parabéns e sucesso, você tem um grande potencial!

Postar um comentário