30 março 2011

José Alencar, Brasileiro Forte!


O Brasil “parou” durante essa tarde do dia 29 de Abril de 2011, data essa que ficará marcada como falecimento de um dos homens mais íntegros que já conheci. O ex-vice-presidente da República José Alencar, morreu aos 79 anos, no hospital Sírio – Libanês, em São Paulo, em virtude de câncer e falência múltipla de órgãos, assim informou assessoria do hospital.

O “Vip é Fato”, aproveita o espaço para fazer uma singela homenagem a este homem que passou 13 (treze) anos lutando contra o câncer, ele que sem dúvidas representou muitos trabalhadores desse Brasil. Começando a trabalhar aos 14 anos, como vendedor de tecidos numa loja em Muriaé e sem dinheiro para alugar um quarto, dorme no corredor de um pensionato.

José Alencar, foi um homem simples, mesmo sendo destacado entre os 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, o ex-vice-presidente nunca deixava de lado sua humildade, seu carisma, e o principal sua fé que estava presente a cada minuto de sua vida.

 Em 31 de março de 1950, abriu a sua primeira empresa, denominada "A Queimadeira", localizada na cidade de Caratinga. Vendia diversos artigos: chapéus, calçados, tecidos, guarda-chuvas, sombrinhas, etc. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.

Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou - em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho - de uma fábrica de macarrão, a "Fábrica de Macarrão Santa Cruz".

No final de 1959 seu irmão Geraldo faleceu. Assumiu então os negócios deixados por ele na empresa União dos Cometas. Em homenagem ao irmão, a razão social foi alterada para Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A.

Sua vida política oficialmente começa em 1994, quando se candidata a governador de Minas Gerais, mas antes dissoque já presidiu a  FIEMG (SESISENAIIEL, CASFAM.  Infelizmente seus sonhos não se realizaram de imediato, o ex-vice, não ganhou para governador, em contrapartida em 1998, quando foi candidato a uma vaga no senador, ele ganhou com mais de 3 milhões de votos, foi presidente de várias comissões no senado federal, mas quando José Alencar assumi o cargo de ex-vice-presidente da República Federativa do Brasil, ele se torna um dos ex-vices mais polêmicos de toda a história brasileira. Foi a pessoa que mais discordou das idéias defendidas pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.Esse que manteve os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.



José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010, depois de repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado.


No final de seu mandato como vice-presidente da República, em 2010, apresentou o complexo estado de saúde, sendo até mesmo necessária a interrupção do tratamento contra o câncer. No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen. No dia seguinte Lula e a então presidente eleita Dilma Rousseff visitaram-no no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

 Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a morrer no dia 29 devido a uma parada cardíaca na sequência de uma falência múltipla dos órgãos.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva, que no momento da morte de Alencar se encontravam em Portugal por motivo da atribuição de um doutoramento honoris causa ao ex-presidente do Brasil concedido pela Universidade de Coimbra, anteciparam o seu regresso, para o dia 30 de março. Dilma Rousseff ofereceu à família de Alencar o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto nacional de uma semana. Lula e Dilma deveriam deixar Portugal apenas ao final do dia.

Sendo assim meus amigos, deixo aqui minha homenagem mesmo que poucas, mas sinceras, mostrando um pouco dos fatos da vida desse homem chamado José Alencar, ele que nos representou em Brasília, ele que sofreu desde muito tempo com um câncer maligno. Um homem que lutou até com suas ultimas forças para sobreviver, e esperou deixar a presidência em Brasilia para infelizmente nos deixar de vez!
Parabéns José Alencar, por todos os momentos que você passou representando cada brasileiro e brasileira, por toda sua garra e determinação!

De acordo com o colunista Leonencio Nossa, do Estadão, afirma que amanhã, por volta de 7 horas da manhã, o corpo de Alencar será transportado num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de São Paulo para Brasília. A aterrissagem na Base Aérea da capital está prevista para ocorrer às 9h25, onde o caixão passará por uma solenidade com honras militares, que contará com a presença do presidente em exercício Michel Temer e os presidentes do Senado, José Sarney, da Câmara, Marcos Maia, e do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Da Base Aérea, o corpo de Alencar será transportado em um carro aberto do Corpo de Bombeiros até o Planalto, passando pelo Eixo Sul e pelo Eixo Monumental, principais vias da capital. Homens do Batalhão Presidencial subirão com o corpo de Alencar a rampa do palácio. O velório ocorrerá no Salão Nobre, mesmo local onde Tancredo foi velado.


Texto baseado nas informações do G1!

4 comentários:

Um homem que merece todas as nossas homenagens!!!! Digno, como poucos!!

bjaumm

Ele se foi mas deixou muitas lições!!! homem de fé e de garra, exemplo de vida!

Comovente a história de superação, de garra deste homem.
abraço

você conheceu ele pessoalmente?

Postar um comentário