17 março 2011

O Retorno do Cine Praia Grande


Cine Praia Grande, instalado em um dos locais mais bonitos e freqüentados de São Luís, onde a arte é o seu foco principal, fazendo uma reverencia a um conceito de experiência artística e mostrando uma preocupação dos meios estéticos e intelectuais do nosso cinema brasileiro.

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, recebe todas as áreas voltadas para arte, sendo elas: teatro, dança,música, cinema e todos esses movimentos que compõem a beleza de interpretar e expressar sentimentos/emoções.

Semana passada, exatamente dia 10 de março, o Cine foi reaberto, às 19h. Para a nova temporada de funcionamento, foi programada a exibição do filme "Tetro", de Francis Ford Coppola, em sessão única.

O cinema voltou a funcionar depois de uma ampla reforma, sob a coordenação e o gerenciamento da distribuidora e produtora Lume Filmes, dirigida pelo cineasta Frederico Machado. A expectativa é de que sejam exibidos filmes recentes rodados em 35mm, mesclando sucessos de público com produções mais autorais.

As modificações do Cine Praia Grande foram empreendidas na estrutura visual do cinema. As paredes receberam uma nova pintura e o espaço foi completamente limpo, com dedetização e lavagem da sala de exibição.

Equipamentos - O sistema de som foi alterado, sendo implantado o Dolby Digital (sistema de compressão de dados de áudio desenvolvido pela empresa Dolby Laboratories, Inc., utilizado na produção de filmes em formato DVD e Blu-ray. A principal característica do Dolby é a capacidade de armazenamento do áudio em múltiplos canais independentes.

A aparelhagem de projeção também sofreu mudanças, pois foram compradas novas lentes, o que possibilitará exibição com melhor qualidade. Porém, a grande novidade está na programação do Cine Praia Grande. As películas a serem exibidas estarão dentro da produção mais recente do cinema mundial. As exibições serão feitas em 35 mm, não mais em formato de DVD, como estava sendo feita anteriormente.

Para a estréia, foi escolhido o filme "Tetro", de Francis Ford Coppola. A produção havia estreado apenas no eixo São Paulo-Rio. A produção, bastante aguardada em São Luís, passará duas semanas em cartaz. As demais películas selecionadas pela Lume Filmes ficarão, em média, uma semana em exibição. "Será um novo cinema na cidade, com uma qualidade que não deixará a desejar em nada. A gente tem pretensão de mudar as poltronas - o que é um atual problema da sala de exibição - até julho", explica o cineasta Frederico Machado, diretor da Lume Filmes.

Festival - Segundo ele, a mudança deverá ocorrer antes da realização do Festival Internacional Lume de Cinema. "Gostaríamos de mudar logo as poltronas, mas é um custo muito alto. Cada uma custa em torno de R$ 1 mil e são 120 lugares, o que gerará uma grande despesa, que estamos tentando planejar", explica o cineasta, que ressalta o fato de a administração do cinema estar sendo coordenada por uma empresa particular, ainda sem apoio. Ele afirma que outros grupos têm sido procurados para ajudar no patrocínio da mudança.

O Cine Praia Grande estará aberto a novas produções independentes, principalmente as locais. Os interessados devem apenas procurar a administração do cinema para acertar os detalhes.

"Temos todo o desejo de ajudar os produtores que têm novidades para expor e contribuir com a movimentação do cenário cinematográfico em São Luís", explica Frederico Machado. O preço do ingresso subiu para R$ 10,00, com meia para estudantes e pessoas da terceira idade. A sessão de hoje será gratuita.

Fonte : Jornal O Estado do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário